Certificados / Atividade Online – Minicurso Narrativa Cinematográfica

.

CERTIFICADOS

Informamos que estão disponíveis abaixo os Certificados dos (as) participantes OUVINTES do minicurso Atravessando a Tela: noções básicas da narrativa cinematográfica, que por algum motivo não retiram pessoalmente no Protocolo da FACALE. Para baixar o PDF em seu computador basta clicar em seu nome. Abrirá um novo link e você poderá salvar o arquivo.

Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail: interartesufgd@gmail.com.

Att.

Equipe InterArtes
Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE)
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)


ADRIANA MARQUES DE OLIVEIRA

ALLYSON RODRIGUES DOS SANTOS

AMARILDO BENITES GARCIA JUNIOR

CARLA REGINA DE SOUZA FIGUEIREDO

CARLOS HENRIQUE RAFAEL

CRISAN CESAR BANDEIRA DA SILVA

DIEGO CORREA DA SILVA

EDUARDO LENZI

IZADORA REICHERT

JESIEL FLECHA TAVARES

JONATHAN TIBERIO

JOSE ROBERTO DE ALMEIDA

LEILANE CARLOS DA SILVA

MAYRLEN ANTONIO CORREIA SILVA

RAFAELA SANTOS GONÇALVES

ROZANA APARECIDA M. MOREIRA VIEIRA

RUDY KOHWER

SAULE ISLEI BOVEDA COSTA

THIAGO PERNOMIAN DE OLIVEIRA

 


 

SOBRE O MINICURSO: 

Atravessando a Tela: noções básicas da narrativa cinematográfica (Clique aqui).
Dia 15 de dezembro de 2016, das 14h30 às 18h30, na sala 07, da FACALE.

alysonsantosO aperfeiçoamento marca o encerramento das ações do InterArtes para 2016. Será ministrado por Alyson Santosgraduado em Letras Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), mestre em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutorando em Letras pela UEM. Pesquisador e ministrante de minicursos sobre a narrativa cinematográfica e seus conceitos, Alyson Santos já participou de mesas-redondas, grupos de estudos e publicou em jornais como crítico cinematográfico. Atualmente, escreve para o portal CineGrafia, hospedado no Jornal O Diário do Norte do Paraná.

.


 

ATIVIDADE ONLINE (Opcional)

O minicurso “Atravessando a tela: noções básicas da narrativa cinematográfica” tem como objetivo a busca por uma maturidade do nosso olhar, enquanto espectadores. Captamos informações a todo instante diante de um filme, porém, mais ainda, deixamos que muitas delas passem sem podermos sentir a ação de sua presença. Absorver o máximo que pudermos de cada imagem diante de nós é integrar a arte cinematográfica em sua totalidade, não se limitando apenas a sua história.

Filme a ser analisado:
Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças(2004)

Gênero: Ficção científica / Drama ‧ 1h48′
Direção: Michel Gondry

Cena específica:

Realizaremos uma atividade descritiva em que cada aluno (a) deverá escrever uma análise breve. Será um momento prático, como experimento do quanto nossos olhos atentam-se para as informações que veiculam a cada plano, a partir do momento que são ativados pelo conhecimento da narrativa do cinema.

Assim, ao observar a clássica cena da chuva e da mesa em Brilho eterno de uma mente sem lembranças (2004), do diretor Michel Gondry, pode-se extrair muitas das informações apresentadas no minicurso. Recomenda-se, primeiramente, assistir ao filme na íntegra para depois discorrer sobre os aspectos técnicos e artísticos, com uma interpretação livre, sobre a cena em questão.

Na cena, atentem-se, por exemplo, a montagem e o jogo com o tempo e o espaço. Como as posições de câmera (planos e ângulos) contribuem para as diferenças no tamanho dos atores na cena da cozinha e, também, a direção de arte e a concepção do cenário e do figurino. Ou a qualquer outro detalhe que passar mediante aos olhos e for pertinente a interpretação.

A cena está disponível no Youtube.
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ufH7Y-Cmt1s


 

FORMATO DO TEXTO DA ATIVIDADE ONLINE

a) Especificações: Análise descritiva de uma cena do filme

  • O arquivo no Word deve conter as seguintes informações: Título, Nome do Participante, Instituição, E-mail de Contato, Texto descritivo e Palavras-chave.
  • Formato: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, contendo de 250 a 400 palavras. 

 


 

CERTIFICADO DO MINICURSO

  • O certificado do minicurso “Atravessando a tela” será composto por duas atividades, uma presencial e outra online (opcional).
  • A certificação será equivalente a 6 horas/atividade*: sendo 4 horas de minicurso presencial e mais 2 horas de atividade online (opcional).
  • Caso o participante opte por não fazer a atividade prática, este receberá o certificado referente às 4 horas do curso presencial.
  • A atividade será supervisionada pelo professor Alyson Santos e caso o(a) participante autorize poderá ser divulgada no blog do grupo de estudo InterArtes.
  • Vale lembrar que independente do texto ser escolhido para publicação, todos os(as) participantes que realizarem esta atividade receberão o certificado (6h/a).
  • O certificado será entregue no primeiro mês de aulas da UFGD e estará disponível no setor de Protocolo, da FACALE. Mas todos(as) serão avisados(as) por e-mail, a data de quando os documentos estiverem efetivamente disponíveis.

 

PRAZOS E FORMAS DE ENVIO

  • O(a) participante terá o prazo de 20/12/2016 até 19/01/2017 para a realização desta atividade, devendo, impreterivelmente, enviar o texto até o dia 20/01/2017 para avaliação do professor Alyson Santos.
  • Para identificação imediata, solicitamos que no campo Assunto esteja escrito: Nome do Aluno + Atividade Minicurso InterArtes 2016.

 

Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail: interartesufgd@gmail.com.

Att.

Equipe InterArtes
Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE)
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s