PÓS-GRADUAÇÃO

Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-LETRAS/ UFGD)

Disciplina: Literatura e Outras Artes
Prof. Dr. Paulo Custódio de Oliveira



Leituras obrigatórias para a disciplina.

AULA 01 (19/11/2015)

As artes em nó – Fábio Durão

SCHOLLHAMMER – Breve mapeamento lit contemporânea


AULA 02 (26/11/2015)

INTER TEXTUS INTER ARTES INTERMÍDIA – Claus Clüver

LITERATURA E OUTRAS ARTES – R Wellek A Warren


AULA 03 (03/12/2015)

A VERDADE DA ARTE – G Vattimo

O QUE É CONTEMPORÂNEO – G AGAMBEN


AULA 04 (10/12/2015)

ARTE SOCIEDADE E ESTÉTICA – Adorno

ESTÉTICA E SEMIÓTIAulaCA – Khote

A OBRA E A CRÍTICA – Khote


AULA 05 (17/12/2015)

A TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA – Plaza


AULAS 06, 07 e 08  (21/01, 28/01,  e 04/02 – 2016)

Apresentações sobre: Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem – Arbex


AULA  09 (11/02)

CATEGORIAS EPIDÍTICAS DA EKPHRASIS – J. A. Hansen

EKPHRASIS E A (DES)OCULTAÇÃOD A VERDADE – UMA REFLEXÃO A PARTIR DA FILOSOFIA HEIDEGGERIANA – Maria Manuel Batista

EKPHRASIS – e-Dicionário de termos literários de Carlos Ceia


AULA  10 (17/02)

Meus queridos. O trabalho dessa aula requer um grande cuidado. Deverá articular a Ekphrase discutidas por J. A. Hansen, M.M. Batista e C. Ceia e a proposta semiótica apresentada pelo texto lido na aula anterior. Prefiro que o trabalho seja feito sobre o mesmo objeto que será analisado por vocês no artigo que encerra nossa disciplina. Assim, já vamos nos aproximando dele, o que deve aumentar a qualidade do seu olhar. Mesmo para aqueles que analisarão um filme (assunto do nosso próximo “bloco” interartes), será necessário, nesse instante, que seja isolada uma cena impactante e que esta seja apresentada como um quadro. Seguem abaixo, dois textos suplementares:

Semiótica – uma suave introdução

Relações homológicas entre Literatura e Artes plásticas – Aguinaldo J. Gonçalves

Nos vemos no dia 25. Grande abraço.


AULA  11 (25/02)

Apresentação dos exercícios sobre Ekphrase e definição de seminários finais.


 

AULAS 12 a 16 (03/03 a 31/03)

Apresentação: Seminários – Março/2016

Estrutura: Acadêmico/a tem total liberdade para utilizar os recursos didáticos que achar importante para o sucesso de sua apresentação (quadro, datashow, vídeo, etc).

Material aos participantes: Cada aluno (a) deverá entregar aos participantes do seminário os seguintes materiais:

:: Roteiro da apresentação: Com os tópicos mais importantes (1 página);

:: Texto dissertativo: Reflexão que norteia o tema proposto pelo professor. Pode-se utilizar citações breves dos autores pesquisados. Entretanto, é imprescindível que o/a aluno/a posicione-se sobre o tema e apresente as suas interpretações e principais impressões sobre o assunto (máximo 2 páginas);



INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Material: Este material (composto por no máximo 3 páginas) deverá ser encaminhado antecipadamente (pelo menos 1 dia antes) ao professor e a todos os/as alunos/as que acompanharão o seminário.

Análise de Imagem (ARTIGO FINAL DA DISCIPLINA): Ao analisar uma imagem (foto, pintura, ilustração etc) específica, esta deve estar em alta resolução e impressa com qualidade, impreterivelmente, em uma folha A4 e colorido. Além disso, deve ser apresentada em Datashow. Esses cuidados são adotados visando a qualidade das colorações da imagem.

Análise de produção audiovisual: O trecho escolhido deve ser identificado, ou seja, o/a aluno/a deve apresentar a localização (tempo: horas e minutos) do filme. Este, deve estar em ótima qualidade e ser apresentado em Datashow, já que a experiência sensível de todos os presentes é muito importante.

:: Atenção ao áudio: se o som é o mais importante da sua análise é necessário avisar (com antecedência) para que seja providenciado uma caixa de som no dia da apresentação.

Referências: Bibliográficas, Iconográficas, Filmográficas, Sonoras, etc.

Verificar a Norma ABNT – NBR 6023 (Clique aqui).


APRESENTAÇÕES MARÇO/2016

Dia 03/03 – Acadêmica: Evelin Gomes
Tema: A mídia como formadora de cultura (TV)
Filme: O Show de Truman (1998) – Assista ao Trailer (
Clique aqui!)

Referências principais: 

SHOW DE TRUMAN. Direção: Peter Weir. Produção: Scott Rudin; Andrew Niccol; Edward S. Feldman; Adam Schroeder e outros. Intérpretes: Jim Carrey; Laura Linney; Ed Harris; Noah Emmerich; Natascha McElhone. Roteiro: Andrew Niccol. Estados Unidos: Paramount Pictures e Scott Rudin Productions, 1998. DVD, son., color., 103 min.

CHAUI, Marilena. Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006, pp.5-57. (Leia/Baixe o PDF do artigo)

MOURA, Mariluce. Jesús Martín-Barbero: As formas mestiças da mídia. São Paulo: Revista Pesquisa/Fapesp, 2009. (Leia/Baixo o PDF da entrevista)

WHITE, Leslie A.; DILLINGHAM, Beth. Homem, variação cultural e o conceito de cultura. In.: ___. O conceito de cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009, pp.37-50. (Leia / Baixe o PDF do artigo)

WHITE, Leslie A.; DILLINGHAM, Beth. Outras concepções de cultura. In.: ___. O conceito de cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009, pp.51-62. (Leia / Baixe o PDF do artigo)

Textos de Apoio:

GUARESCHI, Pedrinho A. et al. A realidade da comunicação – visão geral do fenômeno. In.: ___. Comunicação e controle social. Rio de Janeiro: Vozes, 1991, pp.13-22. (Leia / Baixe o PDF do artigo)

GUARESCHI, Pedrinho A. et al. Comunicação e teoria crítica. In.: ___. Comunicação e controle social. Rio de Janeiro: Vozes, 1991, pp.52-68. (Leia / Baixe o PDF do artigo)

HELLER, Agnes. Sobre os papeis sociais. In.: ____. O cotidiano e a história. Trad. Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. São Paulo: Paz e Terra, 2008, pp.115-144. (Leia / Baixe o PDF do artigo)

Sugestão do professor e materiais definidos pela acadêmica.



Dia 10/03 – Acadêmico: Rafael Souza
Tema: Mídia e pós-colonialismo

Referências:
LOPES, D. Paisagens transculturais. In.: ______. FRANÇA, A. (orgs) Cinema, globalização e interculturalidade. Chapecó, SC: Argos, 2010. (Leia / Baixe o PDF do aquivo)

CHKLOVSKI, V. Arte como procedimento. In.: TOLEDO, D. O. (org.). Teoria da literatura: Formalistas russos. Traduzido por Ana Maria R. Filipouski et. all. Rev. Rebeca P. da Silva, Prefácio de Boris Schnaiderman. 4. ed. Porto Alegre: 1978. pp. 39-56. (Leia /  Baixe o PDF do arquivo)



Dia 17/03 – Acadêmica: Christiane Silveira
Tema: Cinema: Arte & Indústria
Filme: Segredos dos Seus Olhos (2009) – Assista ao Trailer (Clique aqui!)
Filme: A Invenção de Hugo Cabret (2011) – Assista ao Trailer (Clique aqui!)

Referências:

ROSENFELD, Anatol. Cinema: Arte & Indústria. São Paulo: Perspectiva, 2013. (Leia / Baixo o PDF do Livro ROSENFELD)

SEGREDO do seus olhos, O. Direção: Juan José Campanella. Produção: Mariela Besuievski, Juan José Campanella, Carolina Urbieta. Intérpretes: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago, Javier Godino, Guillermo Francella. Roteiro: Eduardo Sacheri, Juan José Campanella. Argentina/Espanha: Distribution Company, 2009. DVD, son., color., 127 min.

INVENÇÃO de Hugo Cabret, A. Direção: Martin Scorsese. Produção: Martin Scorsese, Johnny Depp, Tim Haedington, Graham King. Intérpretes: Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen, Asa Butterfield, Chloë Grace Moretz, Jude Law. Roteiro: John Logan. Estados Unidos: Paramount Pictures, 2011. DVD, son., color., 129 min.

Sugestão do professor e materiais definidos pela acadêmica.



Dia 24/03 – Acadêmico: Thiago Pernomian
Tema: Conceitos de imagens por Gilles Deleuze

Filmes:
O Encouraçado Potemkin (1925) – Serguei Eisenstein (Assista ao Filme)
O Sétimo Selo (1957) – Ingmar Bergman (Assista ao trailer)
À Nous la Liberté (1931) – René Clair (Assista ao Filme)
O Anjo Exterminador (1962) – Luís Buñuel (Assista ao trailer)
Elefante Blanco (2012) – Pablo Trapero (Assista ao trailer)

Referências:
Artigo: VASCONCELOS, Jorge. A imagem movimento: a imagem percepção, imagem afeicção, imagem pulsão e imagem ação. (Pp.83-114) ou Faça Download do PDF (Leia / Baixe o PDF do Livro DELLEUZE)

ENCOURAÇADO Potemkin, O. Direção: Serguei Eisenstein. Produção: Jacob Bliokh. Intérpretes: Vladimir Barsky; Grigori Aleksandrov; Aleksandrov Antonov e outros. Roteiro: Nina Agadzhanova e Sergei Eisenstein. Rússia: Goskino/Mosfilm, 1925. DVD, son., p&b., 74 min.

SÉTIMO selo, O. Direção: Ingmar Bergman. Produção: Allan Ekelund. Intérpretes: Max von Sydow; Bengt Ekerot; Gunnar Björnstrand e outros. Roteiro: Ingmar Bergman. Suécia: Svenski Filmindustri, 1957. DVD, son., p&b., 96 min.

NÓS a liberdade, A. Direção: René Clair. Produção: Frank Clifford. Intérpretes: Henri Marchand; Jacques Shelly; Paul Ollivier; Raymond Cordy; Rolla France e outros. Roteiro: René Clair. França: Tobis, 1931. DVD, son., p&b., 104 min.

ANJO exterminador, O. Direção: Luis Buñuel. Produção: Gustavo Alatriste. Intérpretes: Silvia Pinal; Enrique Rambal; Claudio Brook; José Baviera; Augusto Benedico; Antonio Bravo; Jacqueline Andere; César del Campo; Rosa Elena Dugel; Lucy Gallardo; Enrique García Álvarez; Ofelia Guilmáin e outros. Roteiro: Luis Buñuel. México: Producciones Gustavo Alatriste, 1962. DVD, son., p&b., 95 min.

ELEFANTE BRANCO. Direção: Pablo Trapero. Produção: Alejandro Cacetta; Juan Pablo Galli; Juan Gordon; Juan Lovece; Pablo Trapero; Juan Vera. Intérpretes: Ricardo Darín; Jérémie Renier; Martina Gusman; Miguel Arancibia; Federico Barga; Esteban Díaz; Pablo Gatti; Walter Jacob; Raul Ramos e outros. Roteiro: Alejandro Fadel; Martín Mauregui; Santiago Mitre; Pablo Trapero. Argentina: ARTE; Canal Plus; Canal+ España, 2012. DVD, son., color., 110 min.

Sugestão do professor e materiais definidos pelo acadêmico.

 



Dia 31/03 – Acadêmica: Kelly Mara
Tema: Homologias entre o verbal e o visual em A mulher que virou Urutau, de Olívio Jekupe e Maria Kerexu
Livro complementar: O demônio da teoria: literatura e senso comum – COMPAGNON