MINICURSOS

Dentre as atividades do Grupo de Estudo InterArtes estão as realizações e as organizações de minicursos voltados para toda comunidade acadêmica. Veja abaixo:

 

ARTE E POLÍTICA

RANCIERE

Como atividades finais, nos meses de novembro e dezembro de 2018, o Grupo de Estudo InterArtes realizou o minicurso “Arte e Política”, no qual foram discutidas as linguagens cinematográficas como modo de assunção da radicalidade de um corpo enquanto vivência complexa do tempo.

As investigações desses estudos se guiam pelo estranhamento causado por alguns filmes, algumas relações entre a imagem contemporânea e a política pelo viés que Jacques Rancière dá ao que ele chamou de “partilha do sensível” (2005). Nesse sentido, compreende-se a arte contemporânea como modo de alterar a resposta que se dá ao apriorismo implícito na percepção comum.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………

DOCUMENTÁRIO AUDIOVISUAL

minicurso-doc1

O Grupo de Estudo InterArtes realizou o minicurso intitulado: “Introdução ao Documentário Audiovisual”. O aperfeiçoamento que aconteceu no dia 22 de junho de 2017, das 14h30 das 18h30, na sala 07, da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE / UFGD), foi ministrado pelo Prof. Dr. Francisco Machado Filho, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Bauru (SP). O certificado foi de 4h/a.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

MINICURSO HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIALMASCARELLO

Reuniões (in)formativas InterArtes

A obra História do cinema mundial (2006), de Fernando Mascarello apresenta um panorama horizontal da produção internacional com imagens em movimento (e fala/som), dentro dessa forma narrativa que chamamos “cinema”. Sua exposição diacrônica dessa arte, permite o acompanhamento da ampliação de suas fronteiras e dos modos de sua interação com outros sistemas artísticos.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………

ATRAVESSANDO A TELA: NOÇÕES BÁSICAS DA NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA

atravessando

Motivamos pela incompletude frente a arte cinematográfica, o grupo de estudo InterArtes/UFGD trouxe o minicurso “Atravessando a Tela: noções básicas da narrativa cinematográfica”, que aconteceu no dia 15 de dezembro de 2016, das 14h30 às 18h30, na sala 07, da FACALE. O aperfeiçoamento marcou o encerramento das ações do InterArtes e foi ministrado por Alyson Santos, graduado em Letras Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), mestre em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutorando em Letras pela UEM. 

 

 

 

Anúncios