PIBID – 2019

PARCERIA: Grupo de Estudo InterArtes e PIBID – FACALE/UFGD

Projeto de extensão

Contos machadianos: 
perspectivas educacionais
da Literatura Brasileira

.

A prática da leitura, da interpretação e da escrita de textos narrativos constitui-se como uma eficaz metodologia de trabalho com acadêmicos dos anos iniciais do curso de Letras da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Assim, tendo como objetivo contribuir com a formação de um repertório artístico, crítico e pedagógico significativo entre estudantes, o presente projeto de extensão busca discutir as perspectivas educacionais da Literatura, tendo como objeto de estudo o gênero conto e a temática da intertextualidade presente nos textos de Machado de Assis.

Contato:
Profa. Me. Evelin Gomes da Silva
E-mail: literaturaufgd@gmail.com

.

………………………………………………………………………………………………………………………….

PLANOS DE TRABALHO / AULAS

 

 

………………………………………………………………………………………………………………………….

CONTOS DE MACHADO DE ASSIS

ESTUDADOS DURANTE OS ENCONTROS:

Um Apólogo
Obra: Várias Histórias (1896)
[Domínio Público – Leia]

Confissões de uma viúva moça
Coletânea: Contos Fluminenses (1870)
[Domínio Público – Leia]

Missa do galo (1893)
[Domínio Público – Leia]


Uns Braços 
(1895)
[Domínio Público – Leia]

………………………………………………………………………………………………………………………….

APRESENTAÇÕES EM SALA

Slides em PDF

PIBID – ENC01 – 18 02 2019.pdf

Apresentação da proposta do projeto de extensão;
Breve apresentação de Machado de Assis;
Discussão: críticos literários – características da linguagem machadiana
Autores: CALVINO (2005), EAGLETON (2006), TODOROV (2009).

PIBID – ENC02 – 25 02 2019.pdf

Discussão: desafios enfrentados pelos educadores
Discussão: críticos literários – características da linguagem machadiana
Autores: CANDIDO (1977), COMPAGNON (2009), GUIMARÃES (2004), CRESTANI (2006), BUNGART NETO (2012).
Leitura e Análise: conto Confissões de uma Viúva Moça

PIBID – ENC03 – 11 03 2019.pdf

Feedback: desafio das atividades propostas
Dicas gerais: gravação de um vídeo
Roteiro: Linguagem, dicas, estrutura do texto.
Análise: contos Missa do Galo e Uns Braços
Foco: construção da ambiguidade / narrador.

MATERIAL ADICIONAL:

SIGRIST, Vanina Carrara. A incerta realidade das coisas em “Uns braços”, de Machado de Assis. Miscelânea.  Revista de Literatura e Vida Social, [S.l.], v. 4, p. 115-128, out. 2017.
Baixe o PDF do Artigo Científico – Fonte: UNESP

SILVA, Evelin Gomes; OLIVEIRA, Paulo Custódio. As mulheres machadianas e a materialização audiovisual da ambígua sedução feminina em Capitu. Mulheres e a Literatura Brasileira.  SILVA, Natali Fabiana Costa e Silva; CRUZ, Lua Gill da, TATIM, Janaína; PEREIRA, Marcos Paulo Torres (organizadores). Macapá: UNIFAP, 2017, Pp. 89-117.
Baixe o E-book
– Fonte: UNIFAP

SILVA, Evelin Gomes. As mulheres e a ambiguidade machadiana. Capitu e a construção da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na TV. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados: UFGD, 2017, Pp. 23-31.
Baixe PDF / Dissertação de Mestrado 
– Fonte: UFGD

 

………………………………………………………………………………………………………………………….

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

:: Atividade no período de recesso acadêmico
Fichamento dos textos, conforme organização estabelecida abaixo:

Tx01: Terry Eagleton
Referência: EAGLETON, Terry. O que é literatura? In: Teoria da Literatura: uma introdução. Tradução Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 2006. Pp.01-24.
– Biblioteca UFGD: Cód. 801 E11t.5 / Quant. Lv: 1 (fixo)
– Baixe o PDF do Livro (Clique aqui!) ou Acesse este link

Tx02: Tzvetan Todorov
Referência: TODOROV, Tzvetan. A Literatura em perigo. Tradução Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009, Pp.07-33.

– Biblioteca UFGD:
Cód. 801 T639L.4 (Ano: 2012) / Quant. Lv: 2
Cód. 801 T639l.5 (Ano: 2014) Quant. Lv: 1
Baixe o PDF do Livro (Clique aqui!)

Tx03: Ítalo Calvino
Referência: CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos? São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2. ed., 2005.
– Biblioteca UFGD:  Cód. 809 C168p.2 / Quant. Lv: 3
– Baixe o PDF do Texto (Clique aqui!) ou Acesse o Livro Online (Google Books).

Tx04: Arnaldo Franco Júnior
Referência: FRANCO JUNIOR, Arnaldo. Operadores de leitura da narrativa. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana (Orgs.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2003, Pp. 33-56.
– 
Baixe o PDF do Texto (Clique aqui)


 

:: RETORNO DAS AULAS

Encontro 1:
Dia 18/02/2019, às 16h, sala de aula da FACALE

• Apresentação do Cronograma de Atividades e explicações gerais sobre o projeto de extensão (organização, e-mail da disciplina, TICs, Site InterArtes).

• Alunos deverão entregar o Fichamento dos Textos (Impresso e enviá-lo por e-mail para literaturaufgd@gmail.com, inserindo no campo ASSUNTO da seguinte maneira: Seu Nome – Fichamento Encontro 01/2019).

• Aula expositiva-dialogada: Discussão sobre as problemáticas envolvendo a Literatura no contexto atual; Textos base: Tx01 (EAGLETON, 2006), Tx02 (TODOROV, 2009) e Tx03 (CALVINO, 2005).

• Leitura de deleite: Um Apólogo – Obra: Várias Histórias (1896). [Leia]

Atividades para próximo o encontro:

01. Leitura:
Tx05: COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. Pp. 09-57. [Leia – Livro Online]

Tx06: CANDIDO, Antonio. Esquema Machado de Assis. In: Vários Escritos. 2ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1977. Pp.13-32. [Leia – PDF]

Conto: Confissões de uma viúva moça (1870), coletânea Contos Fluminenses (1870). [Leia – Domínio Público] ou acesse o 
Arquivo – Word.

02. Reflexão:
“Tendo como base o contexto contemporâneo, na sua opinião, quais são os principais desafios enfrentados pelos educadores ao apresentarem, discutirem e proporem atividades didático-pedagógicas envolvendo cânones literários?”

03. Proposta:
Faça uma lista com no mínimo três desafios enfrentados pelos professores, para que possamos discutir no próximo encontro.

 

Encontro 2:
Dia 25/02/2019, às 16h, SALA DE AULA – FACALE

• Aula expositiva dialogada:
– Desafios dos educadores X Literatura. Textos: Tx02 (TODOROV, 2009) e Tx05 (COMPAGNON, 2009)
– Apontamentos sobre a Fortuna Crítica e a Linguagem de Machado de Assis. Textos: Tx06 (CANDIDO, 1977) e Referências.
• Leitura compartilhada e discussão do conto: Confissões de uma viúva moça (1870), coletânea Contos Fluminenses (1870). [Leia – Domínio Público]

 

Atividades para próximo o encontro:

1. Leitura: Contos:
Missa do galo (1893) [Leia – Domínio Público]
Uns Braços (1895) [Leia – Domínio Público]

2. Reflexão: “Nos contos Confissões de uma viúva moça, Missa do galo e Uns braços, como o narrador apresenta a figura feminina?”.

3. Proposta:

  • a) Lista: Faça uma lista com no mínimo três elementos que caracterizam a mulher nos referidos contos machadianos. Você pode optar por escolher apenas um conto ou apresentar uma análise comparada de dois ou mais contos.
  • b) Atividade (em dupla): grave um vídeo com o seu celular respondendo ao questionamento acima e apresente brevemente os tópicos de sua lista.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

  • O vídeo deve ter no mínimo três (3) e no máximo cinco (5) minutos de duração.
  • Encaminhar o vídeo da dupla até dois dias antes do próximo encontro, ou seja, até DIA 09/03.
  • O material pode ser enviado por whatsapp ou link do youtube.
  • Os(as) estudantes que autorizarem, vamos assistir aos vídeos em sala.

 

Encontro 3:
Dia 11/03/2019, às 16h, CINESALA (SALA 07)

  • Alunos deverão entregar o Fichamento dos Textos (Impresso e enviá-lo por e-mail para literaturaufgd@gmail.com, inserindo no campo ASSUNTO da seguinte maneira: Seu Nome – Fichamento Encontro 02 e 03/2019).

    AULA EXPOSITIVA-DIALOGADA
  • Apresentação dos vídeos dos alunos;
  • Discussão em sala sobre os vídeos: desafios enfrentados, elaboração do roteiro do vídeo, destaque para análise literária dos contos;
  • Vídeo: Características da Linguagem de Machado de Assis
  • Leitura compartilhada e análise do conto: Missa do galo (1893) – Identificação de aspectos de intertextualidade (obras de Machado de Assis).

  • Acompanhar a supervisora na escola 1 dia da semana (11/03 a 15/03)

 

Atividades para próximo o encontro:

1. Fichamento

Tx07:
SANTIAGO, Silviano. Retórica da verossimilhança. In: Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 2 ed., 2000. Pp.27-46. [Leia – PDF]

Tx06:
CANDIDO, Antonio. Esquema Machado de Assis. In: Vários Escritos. 2ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1977. Pp.13-32. [Leia – PDF]

2. Proposta da atividade:

  • a) Lista: Faça uma análise da POSTURA DOS NARRADORES nos três contos analisados durante os Encontros de Orientação. Identifique as pistas de ambiguidade apresentadas por eles ao longo das narrativas e de que maneira influenciam a nossa interpretação em relação aos personagens e à história. 

  • b) Escolha: Você (ou a dupla) deve escolher apenas um conto e analisar todos os elementos APRESENTADOS PELO NARRADOR e que provocam essa ideia de ambiguidade (de construção ou de introdução da dúvida) em relação a interpretação da postura dos personagens e da própria narrativa.
  • Lembre-se: É importante fazer um breve resumo da obra e explicar quem é esse narrador, como é possível identificá-lo na narrativa e o que isso influencia no entendimento de toda a história narrada por ele(a).
  • c) Roteiro: Escreva um roteiro elencando no mínimo três elementos ambíguos presentes na narrativa e que podem contribuir para as múltiplas interpretações do seu conto. Assim, apresente cada um, explique tento como base trechos do conto, por exemplo, e demonstre porque os termos escolhidos por você(s) podem ser ambíguos. 

  • d) Atividade (em dupla): grave um vídeo com o seu celular, tendo como base o Roteiro de análise do conto que você escolheu. 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

  • O vídeo deve ter no mínimo três (3) e no máximo cinco (5) minutos de duração.
  • Evite utilizar muitos recursos audiovisuais (como imagens, vídeos e trilhas sonoras). Primeiro, para que seu material não fique muito pesado e demore para fazer o download no Youtube. Segundo, para não perder o foco da sua análise.
  • Os(as) alunos(as) devem encaminhar o vídeo até a, até DIA 20/03/2019.
  • Enviar para o e-mail literaturaufgd@gmail.com o link do youtube onde deverá estar disponível o vídeo e também a AUTORIZAÇÃO para exibição.
  • Os(as) estudantes que autorizarem, vamos assistir aos vídeos em sala.

 

Encontro 4:
Dia 25/03/2019, às 16h, CINESALA (SALA 07)

  • Apresentação dos vídeos dos alunos;
  • Discussão em sala sobre os vídeos: desafios enfrentados, elaboração do roteiro do vídeo, destaque para análise literária dos contos;
  • Aula expositiva-dialogada: Discussão em sala tendo como base os textos: Tx06 (CANDIDO, 1977), Tx07 (SANTIAGO, 2000) e o Tx04 (FRANCO JUNIOR et al, 2003).

  • Análise e discussão em sala sobre os contos:
    Confissões de uma viúva moça (1870) [Leia – Domínio Público]
    Missa do galo (1893) [Leia – Domínio Público]
    Uns Braços (1895) [Leia – Domínio Público]

 

Atividade para próximo o encontro:

Preenchimento inicial do ROTEIRO BÁSICO PARA ANÁLISES LITERÁRIAS.
Roteiro Básico – Análise Literária [CLIQUE AQUI] 

 

Encontro 5:
Dia 08/04/2019, às 16h, SALA DE AULA

  • Aula expositiva-prática: Aplicação do Roteiro para Análise Literária, organizado a partir das discussões presentes na obra de Abdala Junior (1999), no texto Missa do galo (1893).
  • Apresentação do Modelo e elaboração inicial do Plano de Trabalho/Aula – Gênero: Conto.
  • Acompanhar a supervisora na escola 1 dia da semana (15/04 a 19/04)

Atividade para próximo o encontro:

Preenchimento inicial do PLANO DE TRABALHO/AULA
Modelo – Plano de Trabalho – Literatura [CLIQUE AQUI]

 

Encontro 6:
Dia 15/04/2019, às 16h, SALA DE AULA

  • Apresentação do Plano de Trabalho/Aula e compartilhamento de ideias.
  • Encaminhar por e-mail: Plano de Trabalho (ATÉ DIA 10/04/2019).

 

Do dia 16/04/2019 ao dia 28/04/2019

  • Aplicação do Plano de Trabalho na escola e acompanhamento dos alunos.

 

Encontro 7:
Dia 29/04/2019, às 16h, SALA DE AULA

  • Partilha da experiência em sala de aula
  • Entrega de um relato reflexivo sobre a aplicação do plano, apresentando citações e discussões de, no mínimo, dois textos trabalhados em sala.

 

Anúncios