Quem Somos

O Grupo de Estudos InterArtes foi criado em 07 abril de 2014 para estabelecer institucionalmente pesquisas acerca da relação entre a Literatura e as outras Artes, na Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Ele está ligado ao projeto de pesquisa O diálogo contemporâneo da Literatura com outras mídias, que é desenvolvido junto à Pró-Reitoria de Pesquisa desta Universidade desde 2010 e à disciplina Literatura e outras artes do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-LETRAS).

O Grupo foi imaginado como forma de diálogo contestador à prática comum às nossas Licenciaturas de adotarem um modelo de ensino das letras pautado pela separação radical das disciplinas, o que, embora tenha trazido reconhecidos benefícios na modernidade, vem sendo entendido como fronteira a ser ultrapassada desde os últimos tempos dela. Ele também pretende cumprir o papel de difundir uma proposta de Literatura Comparada já contemplada tanto nas diretrizes curriculares publicadas pelos órgãos públicos competentes quanto nos documentos de área dos Cursos de Pós-Graduação em Letras.

Os trabalhos de pesquisa e atividades desenvolvidas pelo Grupo visam oferecer à sociedade um profissional das Letras com maior senso crítico e estético. O objetivo formador final é um Professor mais conectado com as várias linguagens artísticas como exige nosso ambiente escolar contemporâneo, sendo este capaz de ressignificar e realinhar as produções artísticas de nosso tempo.

Temos a intenção em desenvolver um saber extracurricular que possibilite trabalhar contextos complexos onde a formação puramente disciplinar poderia reduzir a leitura de mundo.

OBJETIVOS

O Grupo de Estudos InterArtes tem como objetivo principal fomentar a reflexão e a produção intelectual acerca das relações entre a Literatura e as outras artes, mais particularmente o Cinema latino-americano.

a) Promover o estudo da Literatura e das Artes de forma inovadora e capaz de integrar e disseminar as diversas linguagens artísticas que estão interligadas nos contextos culturais;

b) Contribuir para a formação de um repertório artístico-pedagógico significativo entre os ouvintes participantes;

c) Pensar a Literatura e as Artes como formas simbólicas que permitem ao homem se relacionar beneficamente com o mundo e com a sua subjetividade;

d) Promover uma reflexão sociocultural das obras e dos contextos artísticos apresentados, visando a uma constante ressignificação dessa produção na sociedade atual e na Educação;

PDF- Projeto Grupo de Estudo InterArtes / UFGD

Prof. Paulo Custódio de Oliveira
Orientador Grupo InterArtes

Faculdade de Comunicação Artes e Letras (FACALE)
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Dourados (MS)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s