Referências InterArtes

Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-LETRAS/ UFGD)

Disciplina: Literatura e Outras Artes – Ano: 2015
Prof. Dr. Paulo Custódio de Oliveira

 

FÁBIO DURÃO – As artes em nó

SCHOLLHAMMER – Breve mapeamento literatura contemporânea

Claus Clüver – INTER TEXTUS INTER ARTES INTERMÍDIA

R Wellek A Warren – LITERATURA E OUTRAS ARTES

G Vattimo – A VERDADE DA ARTE 

G AGAMBEN – O QUE É CONTEMPORÂNEO

Adorno – ARTE SOCIEDADE E ESTÉTICA

Khote – ESTÉTICA E SEMIÓTICA

Khote – A OBRA E A CRÍTICA

Plaza – A TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA

Arbex – Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem

J. A. Hansen – CATEGORIAS EPIDÍTICAS DA EKPHRASIS

Maria Manuel Batista – EKPHRASIS E A (DES)OCULTAÇÃO DA VERDADE – UMA REFLEXÃO A PARTIR DA FILOSOFIA HEIDEGGERIANA

Carlos Ceia – EKPHRASIS – e-Dicionário de termos literários

Semiótica – uma suave introdução

Aguinaldo J. Gonçalves – Relações homológicas entre Literatura e Artes plásticas

Fernando Mascarello (org.) – HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL.

SANTAELLA, Lúcia. Sentido e significado. In.: Filosofia, Ciência e Vida. Entrevista concedida a Alexandre Quaresma. Ano IX, n° 115, 2016. Pp-05-13. (Clique aqui e Baixe o PDF)

EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: Uma Introdução. Trad. Waltensir Dutra. 6ª ed, São Paulo: Martins Fontes, 2006. Baixe o PDF do Livro (Clique aqui!) ou Acesse este link.

EVEN-ZOHAR, Itamar. Teoria dos polissistemas. In.:____. Revista Translatio 4. Tradução Luis Fernando Marozo; Carlos Rizzon & Yanna Karlla Cunha. Tel Aviv: Universidade de Tel Aviv, 2013. Pp. 2-21.
Clique aqui – Fonte: Universidade de Tel Aviv

Outras publicações de Itamar Even-Zohar estão disponíveis nesta página da Univerisidade de Tel Aviv (clique aqui).

FRIEDMAN, Norman. O Ponto de Vista na Ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. In.: _________. Revista USP. São Paulo:CCS-USP, n°53, março/maio, Trad Fábio Fonesca de Melo, 2002, Pp. 166 a 182.
Clique aqui – Fonte: Revista USP

GUIMARÃES, Hélio de Seixas. Os leitores de Machado de Assis: O romance machadiano e o público de literatura no século 19. 2001. 436 f. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) – Doutorado em Literatura Brasileira: Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
Clique aqui – Fonte: Biblioteca UNICAMP

VASCONCELLOS, Jorge Luiz Rocha de. A ontologia do devir de Gilles Deleuze. Fortaleza:
Revista de Filosofia, Mestrado Acadêmico em Filosofia da UECE, v.2, n°4, Verão, 2005. Pp. 137-167
Clique aqui – Fonte: Academia.edu

VASCONCELLOS, Jorge Luiz Rocha de. A Pedagogia da Imagem. Porto Alegre: Revista Educação e Realidade, Faculdade de Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ed. 33, jan/jun, 2008. Pp.155-168.
Clique aqui – Fonte: Academia.edu

VASCONCELLOS, Jorge Luiz Rocha de. O problema da imagem em Gilles Deleuze – uma introdução ao bergsonismo. Rio de Janeiro: Mestrado em Filisofia, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), 1997, 147 pp.
Clique aqui – Fonte: Academia.edu

SCHWARZ, R. A poesia envenenada de Dom Casmurro. In.: ____. Revista Novos Estudos. São Paulo: CEBRAP, Edição 29, Março, 1991. Pp.85-97.
Clique Aqui – Fonte: Revista Novos Estudos, CEBRAP.

SOUZA, Roberto Acízelo. Teoria da literatura. 10ª ed. São Paulo: Ática, 2007. Baixe o PDF do Livro (Clique aqui!)

ARBEX, M. (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários, FALE/UFMG, 2006. Clique aqui!

———–

BALOGH, A. M. O discurso ficcional na TV: sedução e sonho em doses homeopáticas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002.

Leia alguns capítulos do livro. Clique na imagem ou aqui!
Fonte do Resumo: Editora EDUSP

———–

BARTHES, R. O prazer do texto. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1973.

Leia o livro completo: Clique aqui ou na imagem.
Fonte do Resumo: Livraria Cultura

———–

BARTHES, R. Por onde começar? In.:______. Novos ensaios críticos seguidos de O grau zero da escritura. Traduzido por Heloysa de Lima Dantas e Anne Arnichand e Álvaro Lorencini. São Paulo: Cultrix, 1972. p. 77-86

Leia o texto: Clique na imagem ou aqui!

———–

CAMPOS, Haroldo de. Da tradução como criação e como crítica. In.: ____. Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1992, pp. 31-48.

Leia o artigo: Clique aqui ou na imagem.
Fonte do Resumo: Livraria Cultura

———–


CARVALHO, Luiz Fernando. Capitu: minissérie de Luiz Fernando Carvalho, a partir da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008, pp.7-71.

Leia trechos do livro: Clique aqui (Fonte: Google Books)
F
onte do Resumo: Livraria Cultura – Casa da Palavra

———–

CHKLOVSKI, V. A arte como procedimento. In.: TOLEDO, D. O. (org.) Teoria da literatura: Formalistas russos. Traduzido por Ana Maria R. Filipouski et. all. Rev. Rebeca P. da Silva, Prefácio de Boris Schnaiderman. 4. ed. Porto Alegre: 1978. pp. 39-56

Leia o artigo: Clique na imagem ou aqui.

———–

DELEUZE, Gilles. Cinema, a imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.

Leia trechos do Livro – PDF (Clique aqui).
Fonte do Resumo: Livraria Cultura

———–

DINIZ, T.F.N. Literatura e Cinema: da semiótica à tradução cultural. Ouro Preto: UFOP, 1999.

Leia o livro completo: Clique na imagem ou aqui!

———–

COMPARATO, Luís Filipe Loureiro. Da Criação ao Roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

Baixe o PDF do livro: Clique na Imagem ou aqui!

———–

LOPES, D. Paisagens transculturais. In.: ______. FRANÇA, A. (orgs) Cinema, globalização e interculturalidade. Chapecó: Argos, 2010. (Grande temas)

Leia o artigo: Clique na imagem ou aqui!

———–

MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

Leia o livro completo: Clique aqui ou na imagem.
Fonte do Resumo:  Ed. Zahar

———–

PELLEGRINI, Tânia. Narrativa verbal e narrativa visual: possíveis aproximações. In. PELLEGRINI, Tânia. et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo – Instituto Itaú Cultural, 2003. p. 15-35.

Leia o PDF de alguns textos: Clique aqui ou na imagem!
Fonte do resumo: Livraria Saraiva

Outros artigos neste PDF:

  • XAVIER, Ismail. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In. PELLEGRINI, Tânia. et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo – Instituto Itaú Cultural, 2003. p. 61-89.
  • GUIMARÃES, Hélio. O romance do século XIX na televisão: observações sobre a adaptação de Os Maias. In. PELLEGRINI, Tânia. et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo – Instituto Itaú Cultural, 2003. p. 92-114.

———–

PUCCI  JR., R. L. Particularidades Narrativas da Microssérie Capitu. In. ______., BORGES, SILVA, M. S. (orgs.) Televisão: Formas audiovisuais de ficção e documentário, v.I, 2011, p. 91-104.

Leia o livro completo: (Clique na imagem ou aqui!)

Outros artigos interessantes deste livro:

  • Audiovisual por ele mesmo: No estranho planeta dos seres audiovisuais, por Dennison de Oliveira, p.63-76.
  • Um filme para o cinema, um episódio para a televisão: o caso da adaptação dupla de “O louco do Cati”, por Fabiano de Souza, p.117-125.
  • Ó paí, ó: elementos narrativos atualizados entre o cinema e a televisão, por Flávia Seligman, p.105-115.
  • As duplas vidas nas séries televisivas, por Mauro Pommer, p.129-140.
  •  Aspectos do tempo diegético na telenovela “O grito”, de Jorge Andrade, por Sabina Reggiani Anzuategui, p.195-205.


———–

PUCCI JR., R. L. Adaptação Televisiva e Esquemas Cognitivos: o caso de Capitu. In. ______., BORGES, SOBRINHO (orgs.) Televisão: Formas audiovisuais de ficção e documentário, v.II, 2012, p.29-44. Leia o livro completo: (Clique na imagem ou aqui!)

Outros artigos interessantes deste livro:

  • Som, fúria e sentido: Shakespeare na ficção seriada televisiva, por Marcel Vieira Barreto, p.59-69.
  • Taxonomia das séries audiovisuais: uma contribuição de roteirista, por Iara Sydenstricker, p.131-141.
  • Das possibilidades narrativas nas plataformas de mídia, por João Carlos Massarolo, p.157-170.


———–

SCHWARZ, R. Sequências brasileiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Leia o livro completo! (Clique na imagem ou aqui!)
Fonte do Resumo: Companhia das Letras

———–

SCHWARZ, R. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. São Paulo: Duas Cidades, 1990.

Leia o livro completo! (Clique na imagem ou aqui!)
Fonte do Resumo: Livraria Saraiva

———–

SCHWARZ, R. A poesia envenenada de Dom Casmurro. Novos Estudos, CEBRAP, Nº 29, março, 1991. Pp. 85-97.  As páginas (em PDF Online) são parte de um estudo mais longo, presente no livro Duas Meninas (1997), com trechos disponíveis no Google Books (clique aqui).

Leia o artigo (Clique aqui ou na Imagem).

———–

SOURIAU, É. A arte e as artes. In.: ______. A correspondência das artes (elementos de Estética comparada) Tradução de Maria Cecília Queiroz de Moraes Pinto e Maria Helena Ribeiro da Cunha. São Paulo: Cultrix, 1983. pp. 35 – 52.

Leia alguns capítulos do livro. (Clique na imagem ou aqui!)

——

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 3°ed., 2005. 212p.

Fonte do Resumo: Saraiva – Clique aqui e Leia o Livro em  DocsLide.com.br.

Anúncios